DAF - Oportunidade 2024

Livro sobre Pedro Lopes, da P.B. Lopes, é lançado em Londrina

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

“De Pai para Filho” retrata a vida do diretor da concessionária Scania, morto em 2021

Será lançado nesta quinta-feira (23) em Londrina o livro “De Pai para Filho”, que trata da vida do empresário Pedro Barboza Lopes, diretor da empresa, falecido em fevereiro de 2021. A obra apresenta um recorte da imigração no Brasil sob a ótica do empresário, filho do espanhol José Lopez Lopez.

A publicação traz aspectos desde a infância pobre na Espanha até a chegada ao Brasil, os primeiros negócios, a família. Um panorama da família Lopes desde o início na pequena Ibiporã (PR), o nascimento da empresa Irmãos Lopes, a comercialização de veículos novos, o ingresso no transporte coletivo em Londrina (PR) e São Paulo (SP), a educação dos filhos, a aquisição de propriedades rurais e a gestão das empresas.

Uma narrativa repleta de emoção e sob o olhar de uma pessoa singular, Pedro Barboza Lopes, o saudoso Seu Pedro, como era conhecido. “O livro é o retrato da vida dele e do que ele fez da vida”, analisa Daniela Lopes de Andrade Gomes, filha do empresário. “Traz uma visão muito particular das suas memórias e foi escrito em primeira pessoa, eu consigo vê-lo claramente em cada página. Um trabalho primoroso que cumpre perfeitamente o objetivo e o legado de Pedro Barboza Lopes.”

A relação de Seu Pedro com o pai – José Lopez Lopez – foi sempre intensa e abundante de ensinamentos. A convivência diária, o exemplo de determinação, a capacidade de superação e a autoconfiança do pai impactaram profundamente Seu Pedro. Um legado que foi transmitido para o filho com muitos exemplos, valores e emoções.

No mês de março, o livro foi lançado na sede da Scania em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de diretores da indústria, da Rede P. B. Lopes e convidados.

Ghost writer

A obra “De Pai para Filho” é resultado de inúmeros encontros semanais do empresário Pedro Barboza Lopes com a jornalista e escritora Emilia Miyazaki, profissional que atuou como ghost writer (escritora fantasma). Narrado na primeira pessoa, a obra está dividida em capítulos curtos, em forma de crônicas, e é ilustrada com dezenas de fotos.

A obra também ganhou a versão narrada em áudio.

“O livro foi escrito a quatro mãos, pelo Seu Pedro e por mim. Eu queria que a narrativa fosse o mais próximo possível do jeitão dele, então, durante as entrevistas, apurei o olhar para o seu jeito de falar, sua narrativa, suas emoções. Nos primeiros encontros ele não se abria muito, mas com o tempo ele foi se abrindo e no final ficamos cúmplices do projeto. Fiz pesquisas históricas para contextualizar os fatos, e juntamente com o editor do livro, o jornalista Milton Antunes, organizamos a narrativa em formato de crônicas”, explica Emilia Miyazaki.

Ficha técnica do livro “De Pai para Filho”

Texto, edição, entrevistas e pesquisa: Emilia Miyazaki

Editor: Milton Antunes

Prefácio: Sônia Maria de Andrade Janene

Revisão: Maria Christina Boni

Projeto gráfico: Visualitá Gestão em Design Estratégico

Fotos: Arquivo P. B. Lopes e acervo familiar

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário