SETEMBRO DE 2010
O cidadão de Juiz de Fora (MG) está atordoado. Foi anunciado o início da produção local do caminhão extrapesado Actros, da Mercedes-Benz. O Actros mineiro. Como pão-de-queijo, está no forno, esperando chegar no ponto, o que deve ocorrer em abril.
LUCIANO ALVES PEREIRA
A Mercedes avisa: pretende começar, em abril de 2011, a montar seu extrapesado Actros na fábrica de Juiz de Fora (MG). O Actros mineiro, topo de linha da marca, será fabricado segundo o processo CKD, ou seja, a partir de conjuntos enviados da Alemanha. Mas rapidamente o fabricante pretende chegar a um índice de 60% de nacionalização, para poder vender com financiamento do Finame.
Não será fácil. O Actros é formulado por ‘ ingredientes’ sem parentesco próximo no Brasil. É o caso do motor OM 501 LA, de inéditos – para nós – seis cilindros em V. Está nessa o câmbio Powershift G 281-12, de automação integral. A cabine tem estampos comuns com a do Axor, restando, porém, maiores possibilidades de fornecimento local com itens de chassi, suspensão, freio e eixos traseiros, os HD 7 e HL 7, montados também em modelos da linha Axor.
A expectativa de produção da Mercedes para a fábrica de Juiz de Fora é ambiciosa: 50 mil caminhões por ano a partir de 2015 – só de Actros.
Para o juiz-forano, é uma notícia animadora. Lutando para resgatar a imagem de Manchester mineira (devido às tecelagens abundantes), a cidade andou mergulhada na retração econômica. A última grande indústria que a cidade atraiu foi a própria Mercedes, no início de 1999. Instalações primorosas de 2,8 milhões de metros quadrados, erigidas no subúrbio de Barreira do Triunfo, destinavam-se à fabricação do automóvel Classe A, mas o projeto empacou, em parte por causa da subida do dólar, que levou ao céu o preço do carro.
Agora, de novo, a cidade espera emprego e renda. Nos planos da Mercedes, serão criados 1.500 postos de trabalho diretos e 6.500 no cinturão de fornecedores nas vizinhanças da fábrica. Menos embalados estão os planos da montadora de fabricar também em Juiz de Fora o Accelo, linha de caminhões leves, de 6 toneladas de PBT.
Linha Sprinter 2011 vem com Airbag, ABS e sistema de tração
RALFO FURTADO
Referência no segmento, com 80.000 unidades vendidas desde o seu lançamento, em 1997, e 22% de participação no mercado, a linha Sprinter 2011, lançada em setembro, vem equipada com airbag para o motorista, freios ABS e sistema de tração ASR. Além disso, as vans passam a contar com vidros elétricos, retrovisores externos elétricos com aquecimento e travamento de portas centralizado com controle remoto. Tudo de série.
Segundo Sérgio Galhardo, gerente de vendas da Sprinter, com a introdução de airbag e freio ABS/ASR como itens de série, a Mercedes-Benz antecipa-se às Resoluções 311 e 312 do CONTRAN, que obrigam a instalação desses equipamentos nos veículos novos a partir de 2014.
O freio ABS evita o travamento das rodas, enquanto o ASR impede o patinamento.
Entre os opcionais da nova Sprinter, destacam-se a tomada de força, o câmbio de 6 marchas, as portas corrediças de ambos os lados e airbag para o acompanhante.