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Projeto da Revista Carga Pesada com MB tem início em Cambé (PR)

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A Ingá Veículos, concessionária MB para Londrina e região, levou um Caminhão Actros para o evento

A Ingá Veículos, concessionária MB para Londrina e região, levou um Caminhão Actros para o evento

Revista Carga Pesada

O frete está muito baixo, a concorrência é grande demais, mas o gosto pela estrada fala mais alto. É mais ou menos esse o resumo das declarações dadas pelos caminhoneiros no primeiro dia do projeto Revista Carga Pesada e MB nas Estradas. No Posto Portelão, localizado na PR-445, no município de Cambé (PR), a reportagem ouviu motoristas de todo o País. As entrevistas foram publicadas na fan page da revista no Facebook. 

“O mercado está fraquinho demais. Piorou muito do meio do ano passado para cá. O frete que eu fiz hoje a R$ 3.900 eu fazia a R$ 6 mil em 2014”, disse o mineiro Carlos Vieira, que fez uma viagem de Sabará (MG) a Cambé, com carga geral. Ele conta que o salário baixou muito e reclama que, com a lei do caminhoneiro, não pode rodar além da carga horária. “Estou torcendo para melhorar no ano que vem. Para tirar o que eu tiro hoje eu poderia estar trabalhando como motorista de ônibus, não precisava viajar tão longe.”

A editora da Revista Carga Pesada entrevista o caminhoneiro Álvaro Matos

A editora da Revista Carga Pesada entrevista o caminhoneiro Álvaro Matos

De Cambé, Alvaro de Matos, dono de uma Mercedes-Ben 1525, ano 99, reza para que não haja quebra da próxima safra. “2016 tem sido um ano muito difícil. A gente espera que no ano que vem a safra seja melhor”, declara. E reclama que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) não vem se mostrando melhor que o anterior, de Dilma Rousseff (PT).

Já o gaúcho Paulo Renato Cardoso, que trabalha há 25 anos como caminhoneiro empregado, diz que o frete hoje está no mesmo patamar de 10 anos atrás. “Eu adoro minha profissão. Mas estou desanimando”, conta. Seu sonho é ter caminhão próprio. Mas do jeito que as coisas estão, fica difícil.”

Odair Correia Figueiredo, autônomo de Itapevi (SP), cobra a implantação de uma tabela de frete. “Tem lugar que o frete é o mesmo desde 2008. Quantas vezes o diesel aumentou de lá para cá?”, questiona. Figueiredo também reclama do não cumprimento da lei do pedágio, que obriga os embarcadores a arcarem com a despesa. “Inventaram essa lei, mas é uma balela. Só conheci uma empresa que paga o pedágio.”

Luciano Furlan, de Itápolis (SP), acaba de participou do projeto. Disse que tudo que conquistou foi trabalhando com caminhão, mas que hoje seria muito difícil começar na profissão. Acha que o modelo Atego da MB hoje seria uma ótima aquisição para seu negócio. Ele tem atualmente um VW 23-220 ano 2005.

Luciano Furlan, de Itápolis (SP), acaba de participou do projeto. Disse que tudo que conquistou foi trabalhando com caminhão, mas que hoje seria muito difícil começar na profissão. Acha que o modelo Atego da MB hoje seria uma ótima aquisição para seu negócio. Ele tem atualmente um VW 23-220 ano 2005.

Além de saber como está o mercado de transporte na visão dos caminhoneiros, o projeto também busca a opinião desses profissionais sobre produtos e serviços Mercedes-Benz. Ismael Vacari, de Ipê (RS), com 1,96 de altura, disse que gostaria que o espaço interno da cabine do seu caminhão fosse maior. Ele está há 27 anos na estrada e tem um Atego 2425 baú para transporte  de móveis. O gaúcho teve oportunidade de conversar diretamente com os profissionais da Ingá Veículos, concessionária Mercedes-Benz para Londrina e região. Todas as sugestões do Ismael serão enviadas diretamente para a engenharia da MB

 

O caminhoneiro Paulo Renato e o repórter Guto Rocha

O caminhoneiro Paulo Renato e o repórter Guto Rocha

Continuidade

O projeto que tem como slogan “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E a Revista Carga Pesada publica” será retomado nesta quarta-feira (7) na Via Dutra. A equipe da revista percorrerá a principal rodovia do País a bordo de uma van Mercedes-Benz Vito até o dia 10. No mesmo período a iniciativa estará na Rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais.

Outro parceiro da Carga Pesada, a OnixSat, participa do projeto cedendo um kit móvel do rastreador Smart 2 híbrido que será instalado na van. Ele funciona tanto via sinal de celular quanto via satelital.

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