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Rodoviário Camilo dos Santos inicia plano para dobrar de tamanho

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Luciano Alves Pereira

Três anos antes da Copa de 2014, data em que completará trinta janeiros, o Rodoviário Camilo dos Santos anuncia mudanças que, no dizer de Eduardo Santos, “deverão impactar o mercado”. Ele é o diretor-presidente da transportadora, que tem sede no km 800 da BR-040, mais precisamente no Centro Empresarial Park Sul, empreendimento localizado na divisa de Matias Barbosa e Juiz de Fora, municípios da Zona da Mata mineira. Está ali desde 2002, onde ocupa área total de 23 mil m², dos quais 3 mil m² construídos, abrigando 40 docas e 6 mil posições de porta-páletes.

O Rodoviário Camilo dos Santos é cria de Eduardo Santos, este ubaense que anuncia a expansão do seu negócio, mediante desembolso de R$ 20 milhões de investimento, exatamente no período de agora até a Copa. No seu entender, “a Camilo dos Santos vive momento oportuno para a renovação da gestão”. Em outras palavras, está dizendo que é na boa fase que “as empresas devem buscar mudanças, não quando tem problemas”.A seu ver, “devemos ser pró-ativos ao adotarmos medidas, como, por exemplo, a de contratar profissionais de denso currículo, igual ao do executivo Michael Oliveira”.

Ele é especialista em gestão de empresas de transporte de carga nos modais rodoviário e aéreo. Sua experiência soma 15 anos de boleia e se incumbirá de implementar o plano de expansão do grupo, o qual abrangerá a criação de uma holding de capital fechado. “Esta – explica Santos – deverá abrigar três subsidiárias nos próximos dois anos”. O Rodoviário Camilo dos Santos, a EBS Logística e a MEF formam o trio. “A segunda foi criada há um ano e opera na área de cargas de lotação, enquanto a terceira deverá atuar no segmento de armazenagem de produtos”, detalha. “O próprio Rodoviário será contemplado com a metade do investimento, ao longo dos próximos cinco anos”, acrescenta. Neste aporte, embute-se o desafio de “ampliar a área de atuação da transportadora para a totalidade das cidades da região Sudeste, dobrando o atual faturamento nos próximos quatro anos”, estima o diretor Michael Oliveira.

 

Atualmente o Rodoviário Camilo dos Santos atende a mais de 200 cidades do Sudeste e manipula uma média de 45 mil entregas em suas plataformas. No apuro das contas, isto representa 500 mil volumes movimentados por mês. Tal grandeza depende de uma frota de 250 veículos – entre própria e de terceiros – que vão de utilitários a carretas. Segundo Oliveira, “o plano é ampliar as entregas para mais de 100 mil mensais e cerca de 1 milhão de volumes , alavancando o faturamento da empresa para a casa de três dígitos “. Ele pretende oferecer ao mercado “uma empresa ágil, segura, mas, ao mesmo tempo, simples de lidar”. Como disse, “os clientes não podem dispor de tempo com o que não lhe é útil”. Por isso está desenvolvendo processos que “sejam capazes de integrar as operações e as informações de maneira bem simples”, adianta.

Na ‘ficha técnica’ do Rodoviário Camilo dos Santos, vê-se que sua cobertura alcança duas centenas de cidades no Sudeste a partir de oito unidades de negócios localizadas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Vitória, Volta Redonda (RJ), Barbacena (MG), Nova Serrana (MG), além de Juiz de Fora.

Como observa o iniciador da Camilo dos Santos, a sua empresa “posiciona-se no mercado como referência no segmento de carga fracionada e ostenta entre as principais clientes a ArcelorMittal, a Marluvas, a Mediquímica, a Mercedes-Benz, a Natura e a Votorantim Metais, num universo de mais de 5 mil.

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