DAF - Oportunidade 2024

ANTT institui “Política de Redução de Fardo Regulatório”

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

O objetivo da medida, segundo a agência, é fortalecer as boas práticas regulatórias baseadas em evidências, mediante a eliminação de fardos regulatórios desnecessários impostos à sociedade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta quinta-feira (12/3), a Resolução nº 5.874/2020, que estabelece a Política de Redução de Fardo Regulatório (PRFR).

O objetivo é fortalecer as boas práticas regulatórias baseadas em evidências, mediante a eliminação de fardos regulatórios desnecessários impostos aos agentes econômicos e aos usuários, oriundos de normas e de procedimento regulatórios da ANTT.

A agência diz que fardo regulatório trata de custos impostos aos agentes econômicos e aos usuários para o atendimento de normas e de procedimentos regulatórios da ANTT. Para cumprir o objetivo da norma, a PRFR obedecerá os seguintes princípios:

I – a racionalização de processos e procedimentos administrativos;

II – a eliminação de formalidades desnecessárias ou desproporcionais para as finalidades almejadas;

III – os ganhos sociais oriundos da medida de redução do fardo regulatório;

IV – a redução de custos relacionados ao atendimento dos requisitos impostos pela atuação regulatória;

V – a adoção de soluções tecnológicas ou organizacionais que potencializem a eficiência, eficácia e efetividade na administração pública.

O cálculo do fardo regulatório e a demonstração de reduções deste advindas de proposta de alteração de normas ou de procedimentos regulatórios deverão ser formalizados por meio de Análise de Impacto Regulatório (AIR), Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) ou notas técnicas, a depender da proposta de redução selecionada.

Truckscontrol
Compartilhar

4 Comentários

  1. IZAQUE MACHADO RIBEIRO on

    Hoje temos um verdadeiro FARDO pra carregar, exigências absurdas, normas abusivas, etc.
    Antigamente o cadastro na ANTT era livre e barato, temos que pagar pra certos “credenciados” fazer tudo, acarretando custos desnecessários a nós transportadores.
    A ANTT nunca foi parceira é sim ALGOZ, ineficiente e truculenta.
    É o mesmo que colocar um PEDOFILO pra cuidar de uma CRECHE!
    VERGONHA de ser BRASILEIRO!

Deixe um comentário