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Aumenta peso para carretas nos EUA

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SETEMBRO DE 2010

Luciano Alves Pereira

O governador do estado da Flórida, nos Estados Unidos, sancionou lei que permite o trânsito de carretas com até 88 mil libras de PBTC – o equivalente a 39.915 kg, quase 40 toneladas. A autorização só vale para as rodovias estaduais e representa um aumento de 10% sobre as 80 mil libras (36.287 kg) permitidas nas federais ou interestaduais. Desde os anos 1980, os estados têm autonomia para criar regulamentação para o TRC local nos EUA.

Muitos especialistas pediram que o governador Charles Crist vetasse o projeto de lei, mas a ATA (sigla da associação máxima do caminhonismo norte-americano) trabalhou muito pelo aumento. No mesmo coro estava a associação do TRC da Flórida.

Os dirigentes classistas argumentaram que caminhões mais produtivos reduzem o consumo de combustível por tonelada transportada e assim diminuem as emissões de CO2 e demais venenos saídos dos escapamentos. Além disso, lembram que 19 outros estados já estão com o PBTC máximo legal acima do federal.

Outro argumento em favor do aumento do PBTC para caminhões nos EUA foi apresentado num encontro do Conselho Nacional de Operadores de Frotas Próprias. Disseram lá que o tráfego de caminhões está crescendo 11 vezes mais rápido do que a capacidade da malha viária do país – taxa que, no Brasil, deve estar em 50 ou mais…

Para controlar o descompasso, disse um palestrante, “impõe-se a adoção de um PBTC maior nas estradas”. Ele chegou a considerar a elevação do limite na Flórida como “a oportunidade única de uma geração inteira”.

Do lado oposto, várias entidades se manifestaram. Até a associação dos paramédicos – os socorristas de pessoas acidentadas. Seu presidente sustentou que “a mais óbvia objeção aos caminhões mais pesados é o fato de que eles causam mais mortes e feridos nas estradas. A exposição ao risco no nosso estado, em termos de segurança do motorista, e a conservação da malha foram vergonhosamente negligenciadas pelos legisladores”.

Já a associação de xerifes estaduais (a polícia rodoviária de lá) resumiu com precisão: “Quanto mais pesado o caminhão, mais difícil o seu controle”. É coisa que todos sabem, mas a lei está valendo.

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