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Com Estatuto, será preciso mais motoristas

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Consorcio-Fenatran2024

A falta de motoristas é um problema que tende a se agravar com leis a serem aprovadas no Congresso Nacional regulamentando a jornada de trabalho dos empregados e o tempo de direção dos autônomos. Representantes de empregadores, empregados e autônomos integram um grupo de trabalho que discute o Estatuto do Motorista junto com o senador Paulo Paim (PT-RS).

O grupo já fez 10 audiências públicas nas principais capitais e reúne-se novamente na Fenatran. Os empregadores já fizeram uma proposta concreta: até 10 horas diárias para curtas distâncias e até 12 horas para as longas, sendo que o tempo que exceder a jornada prevista na CLT (8 horas por dia) seria pago como hora extra, compensado em folga após a viagem, ou integraria um banco de horas. Eles também defendem um intervalo entre duas jornadas menor que as 11 horas definidas pela CLT.

Empregados e autônomos ainda não formalizaram uma proposta. Mas as lideranças dos primeiros tendem a brigar pela aplicação pura e simples da CLT no transporte de cargas. Já os autônomos querem flexibilidade. “Ainda temos muito que discutir”, afirma China (José Araújo da Silva), presidente da Unicam e um dos representantes da categoria no grupo de trabalho.

Informações sobre o Estatuto podem ser obtidas no site www.estatutodomotorista.com.br.

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3 Comentários

  1. vinicius roberto diniz silva on

    aumento de salarios, menas horas nas filas para carregar e descarregar e maior descanço e reconhecimento é o que o caminhoneiro mais nescessita no momento.

  2. O motorista empregado, deve ter uma jornada de trabalho definida.  Já o autônomo é necessário um estudo à parte.O caminhão do autônomo é a sua empresa e com os fretes ruins como estão, limitar o seu tempo de trabalho sem conhecimento da realidade, pode significar a extinção de uma classe.

  3. Boa noite até que dirigir as 12 horas nao é muito cansativo trabalhei em uma empresa que eram de 12 horas com intervalo de 1 horas as vezes tinha ou nao ó que vou falar é que nao adianta a gente suar a camisa e nao ser bem remunerado eu garanto se todos as empresas valorizassem o motorista com o remunerado acima da expectativa garanto que vai haver muito mais motorista a procura de emprego de carreteiro, desde já agradeço.

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