Scania Fenatran

Iveco apresenta protótipo em Itaipu

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O cenário não poderia ser mais apropriado. A Iveco fez na Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do planeta e parceira da montadora, a apresentação do primeiro caminhão movido à energia elétrica da América Latina. O veículo é o leve Daily 55C, que a partir de outubro poderá ser adquirido também na versão cabine dupla.

O Daily 55C elétrico: autonomia para 100 km e 60% do que gastaria com diesel

Desenvolvido em conjunto pela Iveco e pela Itaipu Binacional, o Daily elétrico tem espaço para seis passageiros mais o motorista e 2,5 toneladas de carga útil. É equipado com três baterias de 150 kg cada, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade chega a 85 km/h. O tempo de recarga das baterias do tipo Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project) é de oito horas.

O motor elétrico é o MES-DEA de corrente alternada, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado à água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rotações, o veículo tem tração traseira e 3.750 mm de entre-eixos.

Pelos cálculos da engenharia da Iveco, com base no preço do kW/hora da Itaipu, o gasto com energia elétrica do veículo é de R$ 17 para 100 km; com diesel, esse custo seria de R$ 27.

O gerente de frota da Rapidão Cometa, Genilson Vilela, presente ao lançamento, disse que sua empresa está interessada na utilização do veículo para distribuição urbana – tanto pela economia como pelo benefício ambiental. A Iveco não divulgou o preço do novo veículo, que possui muitos componentes importados.

Share.

About Author

Leave A Reply