DAF - Oportunidade 2024

MAN aposta nos Constellation de 420 cv

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Consorcio-Fenatran2024

Eles vêm complementar a oferta da marca, que tem uma linha com potência superior a 440 cv

Reforçando sua histórica estratégia de oferecer a melhor relação entre custo e benefício, a MAN Latin America destacará na Fenatran a nova linha de cavalos-mecânicos Volkswagen Constellation de 420 cv nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, com preços variando de R$ 320 mil a R$ 347 mil.

Os VW Constellation 19.420 e 25.420 e 26.420 Tractor são equipados com motor Cummins ISL 9 litros de 420 cavalos de potência e transmissão automatizada de série modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, semelhante à utilizada nos caminhões MAN TGX. A opção de cabine-leito teto baixo (útil no transporte de veículos) completa as novidades. Antes mesmo do lançamento, a Transportadora Gabardo já confirmou a compra de 100 caminhões, sendo 70 da versão 4×2 e 30 da versão 6×2.

A linha MAN de extrapesados acima de 440 cv, com destaque para o modelo TGX, passa por processo de nacionalização de componentes e, portanto, ainda não recebe financiamento total pelo Finame, mas de apenas 70% para os modelos 6×2 e 50% para os 6×4. O Banco Volkswagen tem entrado com o restante para viabilizar as vendas e garantir as condições de 10% de entrada e financiamento com taxas de 3,3%, as mesmas da linha do BNDES.

A saída foi complementar a linha Constellation, esta sim com 100% de Finame, na faixa de potência de 420 cv onde a montadora ainda não dispunha de nenhum modelo. Líder em vendas no mercado geral de caminhões, a MAN quer aumentar a participação atual de pouco mais de 9% nos extrapesados, o segmento que mais cresceu este ano e que responde por 47% do volume financeiro movimentado pelo mercado de caminhões.

“O cliente deste segmento é mais técnico, está em busca de mais produtividade, sobretudo agora por causa da Lei do Descanso do motorista. Com um motor mais potente, ele aumentará a velocidade média em 10% e a produtividade em até 20%. Além disso, a caixa automatizada melhora muito a média de consumo”, argumentou Ricardo Alouche, vice-presidente de marketing e vendas.

Os modelos 19.420 e 25.420 são recomendados para tracionar semirreboques com até três eixos espaçados (“vanderleia”), com PBTC de 46 toneladas e 53 toneladas, respectivamente. Já o 26.420 Tractor é destinado ao transporte rodoviário com bitrem de até 57 toneladas.

Até este lançamento, o portfólio de produtos da MAN neste segmento era composto pelos modelos Constellation 19.330, 19.390, 25.390 e 36.390. A partir daí já entravam os MAN TGX 28.440 6×2 e os 29.440 6×4 e 33.440 6×4.

A montadora está agregando em todos os cavalos-mecânicos da marca os sistemas de freios ABS, EBD e o ATC. O ABS impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, o EBD freia a carreta antes do cavalo, evitando o “L”, e o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio, além de auxiliar nas partidas em rampas.

FALA CAMINHONEIRO

Assim que leu a matéria no site da Carga Pesada, o leitor Jorge Luiz Olegário questionou as novas potências em um motor de nove litros: “Me preocupa este lançamento, não é motor para essa cavalagem, seria suficiente ter introduzido a caixa automatizada no 25.390”. Encaminhamos o comentário
do Jorge para a MAN, que respondeu por escrito o que segue abaixo:

“Estamos lançando um novo produto com maior potência com o objetivo de aumentar a velocidade média para atender as necessidades dos clientes por mais produtividade, sem a necessidade de um aumento significativo no investimento inicial. Este veículo está equipado com motores Cummins que são tradicionalmente reconhecidos pela elevada qualidade e robustez. Exaustivos testes realizados pela área de engenharia em alguns clientes, durante a fase de desenvolvimento, mostraram resultados bastante satisfatórios com relação ao desempenho e ao consumo de combustível. O motor de nove litros associado à cabine Constellation colaborou significativamente para a redução da tara do veículo, proporcionando maior capacidade de carga”.

Truckscontrol
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